Mas há casos engraçados e que vale termos conhecimento para não nos acontecer o mesmo. Um colega e amigo, que entretanto mudou de casa, andava preocupado pois não conseguia ligar o aquecedor do WC (aqueles que costumam ficar por cima da porta) pois, dizia ele, estavam lá os fios mas não tinham corrente. Pediu-me, sabendo que costumo desenrascar estas situações e nunca a casa ardeu, se eu podia lá ir ver.
Meti-me ao caminho e levava uma panóplia de materiais capaz quase de lhe fazer uma instalação nova e independente para o aquecedor.
Quando lá chegámos e olhei para os interruptores, 3 no total e em que um deles possuía uma luz avisadora incorporada, perguntei-lhe:
-Onde está ligado este interruptor, o que tem a "luzinha"?
-Esse?- respondeu- Então esse é para durante a noite sinalizar o caminho...
-Hum... pois pois. Então eles montavam um interruptor na parede só para iluminar de noite? Não achas que era luxo a mais?
Ficou assim com cara de... atrapalhado. Com um busca-pólos confirmei-lhe que era aquele interruptor que permitia acender o aquecedor. Meu amigo, por lei e por segurança, não podem existir interruptores dentro da casa-de-banho, excepto aquele da luzinha do armário...
E, já que lá estava, num instante montámos o dito aquecedor e um armário. A troco de um lanche depois, claro. Quando saí avisei-o: se quiseres "a luzinha" acesa durante a noite, prepara-te para uma conta de electricidade elevada. É que essa luzinha serve para não nos esquecermos de desligar o aquecedor.
Claro que tenho confiança para poder brincar com ele e dizer-lhe umas "patacoadas" mas haverá muito boa gente que chamaria um electricista para reparar... nada. Mas cobrava-se, no mínimo, da deslocação.
Portanto, para quem não sabe, aquele interruptor com uma luz avisadora junto da entrada do WC é para ligar normalmente o aquecedor. Mas poderá haver interruptor sem luz avisadora mas, normalmente diferente os outros ou até não haver.
Ponto 1: nunca se instalam interruptores dentro da casa de banho ou em locais húmidos por perigo de electrocussão...
Sem comentários:
Enviar um comentário